Bem-estar & Movimento - Marcio Atalla

Informações:

Sinopsis

Alimentação, exercícios e condicionamento físico: tudo que você precisa saber para manter uma vida saudável.

Episodios

  • 'Mobilidade articular e fortalecimento ajuda a zerar tendinite'

    21/09/2021 Duración: 04min

    Márcio Atalla responde dúvida do ouvinte quanto à uma tendinite no ombro esquerdo que o acompanha por mais de um mês: 'fazendo a fisioterapia, vai começar a evoluir com exercícios de fortalecimento de ombro, criando amplitude para movimento dessa articulação'.

  • 'É preciso respeitar o seu limite'

    20/09/2021 Duración: 04min

    Marcio Atalla defende que quando você ouve o seu corpo e vai evoluindo aos poucos, você conquista os ganhos da atividade física progressivamente e ainda cria uma boa memoria do momento. Mas, se passar muito do limite e buscar um resultado muito grande em pouco tempo, o corpo sofre e a tendência é abandonar.

  • #14 - 'Academias devem pensar em atrair o público que mais precisa'

    18/09/2021 Duración: 33min

    A avaliação é do coordenador técnico da Bodytech, Dudu Netto. Ele comenta que é incomum ver pessoas acima do seu peso ideal nesses ambientes. Para completar a conversa, Atalla recebe um ouvinte da CBN que faz parte dos 70% da população que são sedentários.

  • Quem faz exercícios pode comer mais?

    17/09/2021 Duración: 03min

    Marcio Atalla explica que quem faz atividade física tem um gasto calórico maior, o que condiz com um consumo maior de calorias. Por isso, quem pratica exercícios pode comer mais, mas sempre prestando atenção à qualidade dos alimentos e evitando exageros.

  • Padrão alimentar e exercícios físicos devem ser mantidos com consistência

    16/09/2021 Duración: 04min

    Márcio Atalla responde comentário de ouvinte sobre motivação durante a pandemia: 'é importante manter horário reservado para atividade física mesmo quando voltar para o escritório'. Ele destaca a importância do incentivo de pessoas próximas no cuidado com a saúde.

  • Treino de 7 minutos é suficiente para se manter saudável?

    15/09/2021 Duración: 04min

    Diversos aplicativos têm oferecido sugestões de treinos curtos para quem tem dificuldade em manter uma rotina de atividades físicas. Marcio Atalla destaca que este tipo de exercício traz benefícios, principalmente para quem está sedentário. Ele lembra, no entanto, que é bom escolher exercícios simples para evitar lesões.

  • Reduzir tempo na posição sentada pode diminuir risco de doenças

    14/09/2021 Duración: 04min

    Marcio Atalla destaca um estudo sueco em que voluntários se movimentavam, a cada meia hora, passando 3 minutos em pé e dando 10 passos. Os que desenvolveram essa rotina tiveram melhores índices de glicemia e pressão arterial que pessoas que permaneceram sentadas. Marcio lembra, ainda, que pequenos exercícios como estes podem ser um primeiro passo para quem tem dificuldade em sair do sedentarismo.

  • 'Enfrentamento das emoções acaba impactando bastante a saúde'

    13/09/2021 Duración: 03min

    Atalla responde questão de ouvinte que sofre com o processo de luto. O comentarista explica que atividades físicas são complementares e podem ajudar, mas que em muitos casos, pessoas não tem nem vontade de sair da cama por conta da dor. Nesse sentido, é fundamental a procura de um profissional da saúde da mente.

  • #13 - Nosso estilo de vida pode melhorar quadros de ansiedade e depressão?

    11/09/2021 Duración: 27min

    O psiquiatra Wagner Gattaz é o convidado de Márcio Atalla para uma conversa sobre a correlação entre saúde física e mental. 'A evidência científica mostra que a atividade física potencializa os efeitos do tratamento antidepressivo. Isso não é mais uma suposição', garante o médico.

  • A importância de equilibrar as musculaturas depois de uma lesão

    10/09/2021 Duración: 04min

    Marcio Atalla responde dúvida do ouvinte sobre lesões: 'ideal é que na crise você realmente interrompa atividades'. Ele destaca a importância de retomar os exercícios físicos assim que a dor muscular tenha acabado.

  • Uma simples caminhada ajuda a evitar doenças e prolongar a vida

    09/09/2021 Duración: 03min

    Marcio Atalla fala sobre a importância da caminhada para a qualidade de vida. Atalla destaca um estudo que aponta que bastam 7 mil passos por dia para aumentar a expectativa de vida e diminuir a chance de desenvolver doenças crônicas.

  • Buscar hábitos saudáveis é importante, mas não há necessidade de ruptura total

    08/09/2021 Duración: 03min

    Marcio Atalla destaca que, ao tentar abandonar hábitos que não são tão saudáveis, quanto menor for a mudança, mais fácil será mantê-la. Normalmente as mudanças de ruptura total não se sustentam a longo prazo e também não são necessárias. Não é preciso excluir totalmente o doce ou a carne vermelha, por exemplo. O importante é a frequência e a quantidade.

  • Jejum pós-treino 'não é bem-vindo'

    07/09/2021 Duración: 02min

    Márcio Atalla responde a dúvida de uma ouvinte sobre ficar sem comer após atividade física. O comentarista explica que ao treinar, estamos gastando as nossas fontes de energia e estimulando o ganho de massa muscular. 'Pós-treino é o momento ideal que o corpo está precisando daqueles nutrientes para realizar o ganho que foi feito na atividade física', aponta Atalla.

  • É inevitável que com o tempo percamos a nossa capacidade física

    06/09/2021 Duración: 02min

    A dúvida de um ouvinte é sobre piora da performance dele nos tempos de corrida. Márcio Atalla explica que isso é inevitável: 'o nosso corpo vai perdendo a capacidade cardiovascular, muscular'. O comentarista explica que o grande objetivo a partir de certa idade é se preocupar mais com a saúde. 'A medida que você começa a ficar com dores é sinal que pode diminuir o ritmo', diz.

  • #12 - Os benefícios das artes marciais vão além da atividade física

    04/09/2021 Duración: 29min

    Muito além das capacidades físicas, com a luta é possível conseguir outros desenvolvimentos que vão além do motor, como respeito, disciplina e perseverança. Quem explica é Roberto Balduzi, faixa preta em jiu-jistu e, também, 5° grau de karatê. Ele diz que houve dois momentos importantes que difundiram a luta para todos: Jigoro Kano, o pai do judô, desenvolve a parte disciplinar e introduz a prática como atividade escolar; com o MMA, nos anos 1990, vem a ideia de bem-estar.

  • 'A gente precisa dar oportunidade, informação e acesso para que as pessoas melhorem o estilo de vida'

    03/09/2021 Duración: 04min

    Marcio Atalla fala sobre dados da Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE que mostram que quase 10% pessoas com mais de 60 anos no Brasil tem limitações, estão perdendo a autonomia. Ele diz fundamental que se controle as doenças crônicas com medicamentos, mas é importante que se melhore o estilo de vida. 'É muito tempo de dependência ao final da vida. Além de não ser bacana, custa caro'.

  • Subir as escadas do prédio três vezes ao dia é um treino eficiente?

    02/09/2021 Duración: 02min

    Marcio Atalla responde dúvida de ouvinte. Ele destaca que esse treino é muito eficiente e com alto gasto calórico. Comentarista traz algumas dicas, como realizar a descida pelo elevador.

  • Quais as melhores estratégias para o emagrecimento?

    01/09/2021 Duración: 03min

    Atalla responde a dúvida do ouvinte, destacando questionamentos quanto aos treinos de hipertrofia e alimentação com pouco carboidrato: 'é muito aconselhável consultar um nutricionista pois nem sempre reduzir carbo é reduzir calorias e na atividade física, peso nem sempre será o melhor parâmetro dele'.

  • Como manter a rotina de alimentação, exercícios e sono?

    31/08/2021 Duración: 02min

    Marcio Atalla responde que o ideal é começar pelo sono. Ele explica que é importante ter um horário para acordar e, a partir daí, estabelecer horários fixos para a refeição.

  • Estilo de vida: começar por alimentação ou atividade física?

    30/08/2021 Duración: 02min

    Marcio Atalla sugere que o ouvinte inicie nas duas áreas: 'ideal é fazer pequena mudança na alimentação e uma pequena inclusão de movimento que seja possível repetir quase todos os dias'. Atalla afirma que essas mudanças puxarão outros bons hábitos com o tempo.

página 1 de 2