Sinopsis
Meu amigo lixo e um beijo no planeta aborda a preocupação com o meio ambiente. Conta a história de Julinho, que nunca havia se interessado por questões ambientais, mas, por um impacto familiar e pessoal, ele acaba percebendo a grande riqueza que é a mãe natureza. Neste livro, a autora aborda assuntos atuais e que envolvem a sustentabilidade, como: logística reversa, 7 Rs, ISO 9000 e 14000, ONG, reciclagem, entre outros. A autora também percebe a importância de inserir nas escolas, na comunidade e na vida, o que é a educação ambiental e qual a sua importância no momento e para as futuras gerações. Ela nos mostra também quais são os fatores e as agressões ambientais que ocorrem e levanta hipóteses e soluções para erradicá-las, gerando, assim, a consciência permanente e, acima de tudo, o respeito ambiental.
Neste livro também há um questionário/interpretação da obra e atividades para serem realizadas por educadores e jovens. Este livro pode ser utilizado nos ensinos fundamental e médio, dependendo muito do enfoque que o professor quer dar ou do assunto que ele quer abordar; e, na sociedade, ele serve como um material de conscientização e erradicação de futuros problemas ambientais e sociais.
A obra também é útil em análises, discussões e futuras soluções para os transtornos e agressões ambientais que ocorrem no país e no mundo. Nela, encontram-se personagens de classes sociais variadas, situações de empatia e respeito, gerando, entre outras coisas, a conscientização, a inclusão e o reconhecimento da importância dos catadores de recicláveis, assim como o benefício que eles geram para nós, para eles e, acima de tudo, para o nosso planeta.
Acredito que, por meio da leitura desta obra literária, há a intenção dos leitores de se conscientizarem e a função de eles serem os próprios "protagonistas" de suas vidas, na função de multiplicadores, tanto nas questões ambientais quanto na de enaltecer a sustentabilidade e todo o processo que a envolve. Esses são pontos emergenciais e de extrema importância para o novo século e os que estão por vir. Devemos criar e conscientizar os nossos jovens do respeito que eles devem ter com o meio ambiente e de que eles precisam dele. Trata-se de uma troca e de utilizar, mas preservar, o rico e magnífico meio ambiente que Deus generosamente nos proporcionou.