Sinopsis
Leonice Oliveira Horta Barbosa é natural do Rio de Janeiro, dividiu sua infância e adolescência entre Madureira (RJ) e Brasília (DF), desde a fundação da Nova Capital.
Casada com Hegler José Horta Barbosa, tem 3 filhos – Heglinho, Letícia e Hugo – e seis netos – Henrique, Giovanna, Luíza, Gabriela, Homero e Katarina.
Formada em Economia na Universidade de Brasília, em 1975, nunca exerceu essa profissão, sua vida foi direcionada ao serviço público, desde que ingressou no Senado Federal em 1973, aos 21 anos, como Auxiliar de Taquigrafia.
Foi Taquígrafa Parlamentar do Senado Federal até 1984, quando chefiou o Serviço de Apanhamento Taquigráfico desta Casa, por indicação dos funcionários.
Na época dos trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte do Brasil, foi nomeada e empossada na Diretoria da Subsecretaria de Taquigrafia do Senado Federal, onde atuou de forma marcante na realização dos trabalhos desta Assembleia.
Sua contribuição na implantação da Informática nesta Subsecretaria, juntamente com o apoio do PRODASEN – Serviço de Processamento de Dados do Senado Federal –, foi importante em sua trajetória profissional.