Sinopsis

Criado em 2006, o RapaduraCast tem como objetivo trazer semanalmente (entre quarta e sexta) uma conversa sobre a cultura pop. Aqui você escutará podcasts principalmente sobre o universo do cinema, os principais lançamentos, as grandes polêmicas, homenagens aos grandes nomes da indústria cinematográfica e muito mais.

Episodios

  • RapaduraCast 617 – Homem-Aranha no Aranhaverso

    RapaduraCast 617 – Homem-Aranha no Aranhaverso

    07/08/2020 Duración: 01h51min

    Jurandir Filho, Thiago Siqueira, Katiucha Barcelos, Load Comics e Gnu batem um papo finalmente sobre a animação Homem-Aranha no Aranhaverso. O filme é baseado nas histórias em quadrinhos do personagem Miles Morales e se passa em um multiverso compartilhado chamado de "Aranhaverso", que possui universos alternativos diferentes com vários intérpretes do Homem-Aranha. Por que ele é considerado um dos melhores filmes inspirados em HQs? Ele é o melhor filme do Homem-Aranha (mesmo contando com os live-actions)?

  • RapaduraCast 616 - Filmes que Marcaram Época (1970-2010)

    RapaduraCast 616 - Filmes que Marcaram Época (1970-2010)

    31/07/2020 Duración: 01h51min

    Jurandir Filho, Thiago Siqueira, Rogério Montanare e Bruno Costa viajam no tempo mais uma vez revisitando épocas da história do cinema. Cada década dessa história centenária da sétima arte trouxe filmes que marcaram seus períodos e influenciaram gerações seguintes. Quais filmes que marcaram época? Quais cineastas trouxeram essas pérolas? Nossa missão aqui é repassar por parte desse legado e trazer luz para alguns nomes. Obviamente que é praticamente impossível referenciar a todos os filmes mais importantes, mas tentaremos fazer jus a grande parte. Na primeira parte falamos de 1890 até 1960. Nessa segunda parte nós vamos de 1970 até 2010. Ou seja, você sabe né? A Era dos Blockbusters, das animações, dos filmes de herois, da fantasia. Tem muita coisa marcante para comentarmos. A pergunta que fica é: quais filmes marcaram essas épocas na sua opinião?

  • RapaduraCast 615 - Filmes que Marcaram Época (1890-1960)

    RapaduraCast 615 - Filmes que Marcaram Época (1890-1960)

    24/07/2020 Duración: 02h10min

    Jurandir Filho, Thiago Siqueira, Rogério Montanare e Bruno Costa viajam no tempo revisitando épocas da história do cinema. Cada década dessa história centenária da sétima arte trouxe filmes que marcaram seus períodos e influenciaram gerações seguintes. Quais filmes que marcaram época? Quais cineastas trouxeram essas pérolas? Nossa missão aqui é repassar por parte desse legado e trazer luz para alguns nomes. Obviamente que é praticamente impossível referenciar a todos os filmes mais importantes, mas tentaremos fazer jus a grande parte. Obras de nomes como Charlie Chaplin, Alfred Hitchcock, Stanley Kubrick e muitos outros estão nesse podcast especial. Na gravação original do podcast nós finalizamos com quase 5 horas. Por conta disso, decidimos dividir esse podcast em 2. Nessa semana você escuta desde 1890, nos primeiros passos do cinema, até o final da década de 1960. Na parte 2, que estará na semana seguinte, abordaremos a partir das década de 1970 até os dias atuais. A pergunta que fica é: quais filmes marcar

  • RapaduraCast 614 – Ennio Morricone #RestInPeace

    RapaduraCast 614 – Ennio Morricone #RestInPeace

    10/07/2020 Duración: 01h30min

    Jurandir Filho, Thiago Siqueira, Rogério Montanare, Bruno Costa e Katiucha Barcelos prestam uma homenagem ao compositor, arranjador e maestro italiano Ennio Morricone, que faleceu esse ano de 2020. Ele compôs mais de 500 trilhas sonoras para filmes, séries, comerciais e obras clássicas. Morricone é conhecido como o pai das trilhas de faroeste, tendo criado temas dos filmes "Por um Punhado de Dólares", "Por uns Dólares a Mais" e "Três Homens em Conflito", trilogia dirigida pelo também italiano Sergio Leone. Sendo "The Ecstasy of Gold" considerado por muito a melhor música da sétima arte. Chamado de gênio por todos amantes do cinema, Ennio Morricone trabalhou com os maiores cineastas da indústria. Tem obras que encantaram gerações, como as trilhas dos filmes "Cinema Paradiso" e "A Missão". Um dos seus últimos trabalhos foi o filme "Os Oito Odiados", de Quentin Tarantino, que rendeu ao maestro seu único Oscar competitivo (ele recebeu anteriormente um honorário por sua carreira). Esse é mais um episódio da série

  • RapaduraCast 613 - Memórias de uma Sala de Cinema

    RapaduraCast 613 - Memórias de uma Sala de Cinema

    04/07/2020 Duración: 02h12min

    Jurandir Filho, Thiago Siqueira, Louise Alves, Marina Sofia e Katiucha Barcelos relembram cenas de filmes só com as memórias e experiências vividas dentro de uma sala de cinema. Por que as lembranças sobre filmes são tão fortes quando vividas no cinema? Qual a sua cena favorita? Você viu no cinema? Venha viver essa catarse coletiva com a gente!

  • RapaduraCast 612 – Animações Subestimadas e Esquecidas

    RapaduraCast 612 – Animações Subestimadas e Esquecidas

    30/06/2020 Duración: 01h23min

    Jurandir Filho, Rogério Montanare, Katiucha Barcelos e Imaginago batem um divertido papo sobre as animações que são extremamente subestimadas, quase esquecidas. Por que isso acontece? Será que "Vida de Inseto" é o pior filme da Pixar mesmo? "O Príncipe do Egito" da Dreamworks merecia mais reconhecimento? As animações 3D destruíram alguns filmes 2D que são muito bons? Por que "Irmão Urso" da Disney não é um filme tão badalado? Se "Anastasia" é melhor que muitos filmes de princesa, por que ele não é tão lembrado? E o que falar do subestimadíssimo "A Princesa e o Sapo"? O que faz um animação tão boa não ganhar o devido reconhecimento?

  • RapaduraCast 611 – Vastidão da Noite (The Vast of Night, Amazon Prime Video)

    RapaduraCast 611 – Vastidão da Noite (The Vast of Night, Amazon Prime Video)

    23/06/2020 Duración: 01h26min

    Jurandir Filho, Thiago Siqueira, Rogério Montanare, Thiago Romariz e Katiucha Barcelos conversam sobre um dos maiores fenômenos do Amazon Prime Vídeo: "Vastidão da Noite" (Vast of Night). Como surgiu esse filme? Foi o boca a boca que popularizou o longa? Ele foi feito com menos de 1 milhão de dólares? Ele é só um filme de E.T. ou tem algo além disso? A duração de 1h30 é um problema? Ele parece um episódio de Além da Imaginação? Existem aliens entre nós?

  • RapaduraCast 610 – Cinema é uma arte política!

    RapaduraCast 610 – Cinema é uma arte política!

    07/06/2020 Duración: 02h41min

    Um dos principais comentários que recebemos quando discutimos determinados filmes é: "Lá vem esse papo de política novamente". Por que será que discutir política sempre incomoda alguém? Todos os filmes possuem motivações políticas? Antes de falar sobre política no cinema, temos que questionar: toda arte é política? O que é arte? O que é política? Qual o teor político de obras como X-Men, Capitão América, Batman, Jogos Vorazes, Star Wars, Star Trek, Robocop, Tropas Estelares e outros?

  • RapaduraCast 609 – O Snydercut vai sair. Isso é bom ou ruim?

    RapaduraCast 609 – O Snydercut vai sair. Isso é bom ou ruim?

    31/05/2020 Duración: 01h52min

    Depois de muitas teorias e especulações, além de campanhas online, foi confirmado que o Snydercut, a versão de "Liga da Justiça" do diretor Zack Snyder, VAI SER LANÇADA! Esse corte do filme que deve ter em torno de 4h de duração, chegará em 2021 ao HBO Max, streaming da Warner. Isso vai dar bom? Era melhor não mexer mais? É a justiça acontecendo? Vai ser um filme ou uma minissérie? Simbora analisar a carreira do diretor dentro da DC e ver se ele realmente merece esse crédito.

  • RapaduraCast 608 – Corra!, Nós e o cinema do Jordan Peele

    RapaduraCast 608 – Corra!, Nós e o cinema do Jordan Peele

    23/05/2020 Duración: 02h42min

    Jordan Peele é uma das maiores revelações do cinema dos últimos anos. Ele começou a carreira fazendo humor no Youtube, mas foi no terror/comédia/suspense que a carreira deu um grande salto. O primeiro filme que ele dirigiu e roteirizou foi em 2017 com o maravilhoso "Corra!" (Get Out), longa que mostra várias críticas sociais e raciais através de uma história de um jovem fotógrafo que descobre um segredo sombrio quando conhece os pais aparentemente amigáveis da sua namorada. Com esse filme ele balançou Hollywood, entrou nas graças da crítica, ganhou prêmios (inclusive um Oscar de roteiro original) e grande notoriedade. Já em 2019, novamente dirigindo e roteirizando, Peele lançou o excepcional "Nós" (Us). O filme mostra uma família que vai passar um fim de semana na praia. Eles começam a aproveitar o ensolarado local, mas a chegada de um grupo misterioso muda tudo e a família se torna refém de seres com aparências iguais às suas. Quais as discussões que o filme traz? Quais metáforas o diretor quis trazer?

  • RapaduraCast 607 – Hereditário, Midsommar e o cinema do Ari Aster

    RapaduraCast 607 – Hereditário, Midsommar e o cinema do Ari Aster

    15/05/2020 Duración: 02h34min

    Ari Aster é um nome recente na indústria do cinema, mas as qualidades de suas duas obras chamaram bastante a atenção. "Hereditário" (2018) já chegou deixando todo mundo de cabelo em pé pela construção dos personagens e como o terror cresce assustadoramente a cada minuto do filme. "Midsommar" subverte a ideia do terror psicológico e apresenta um história predominantemente de dia e ainda assim traz tanta estranhezas e momentos chocantes, que afirmam as qualidades do diretor. Quais as interpretações tiramos de ambos os filmes? Tudo tem um significado diferente?

  • RapaduraCast 606 – O Melhor Filme do... Tom Hanks

    RapaduraCast 606 – O Melhor Filme do... Tom Hanks

    10/05/2020 Duración: 02h17min

    É hora de estrear uma série nova aqui no RapaduraCast: O Melhor Filme. A ideia é conversar sobre principais trabalhos de uma personalidade do cinema e escolher no final qual o seu melhor filme. É difícil? É, mas é uma experiência bem bacana! Começamos com Tom Hanks, um ator muito querido por gerações e que até hoje encanta com suas obras. Vamos passar pela carreira dele, passando por filmes como "Splash - Uma Sereia em Minha Vida", "Quero ser Grande", "Sintonia de Amor", "Filadélfia", "Forrest Gump", "O Resgate do Soldado Ryan", "Náufrago", "O Terminal" e até o singelo "Um Lindo Dia na Vizinhança". Qual o seu favorito?

  • RapaduraCast 605 – O Futuro do Cinema Pós-Coronavírus

    RapaduraCast 605 – O Futuro do Cinema Pós-Coronavírus

    04/05/2020 Duración: 01h34min

    Estamos no meio da pandemia do coronavírus. Muitos lugares fecharam, os cinemas fecharam. Porém, pensando no futuro, decidimos projetar como será o consumo de filmes pós-coronavírus. Vai mudar a forma que consumimos cinema? O VOD é realmente o futuro? A salas vão estar diferentes após as recomendações da OMS ou vai ser tudo a mesma coisa? O que podemos esperar do futuro do entretenimento?

  • RapaduraCast 604 – Cinema em 2000

    RapaduraCast 604 – Cinema em 2000

    24/04/2020 Duración: 01h56min

    O ano 2000 mudou muita coisa na cultura pop e completou 20 anos. Aqui no RapaduraCast nós temos a série WE HAVE TO GO BACK, que tem como objetivo principal falar sobre os principais filmes lançados em um ano específico do passado. Revisitamos o ano 2000 e falamos sobre "Gladiador", "Náufrago", "Amnésia", "Quase Famosos", "Corpo Fechado" e muito mais. Vambora nostalgiar com esse ano maravilhoso! 

  • RapaduraCast 603 - Assistindo... Bacurau

    RapaduraCast 603 - Assistindo... Bacurau

    24/04/2020 Duración: 02h25min

    Na edição 580 nós assistimos juntos ao filme Bohemian Rhapsody. Dessa vez retornamos com a série ASSISTINDO, um podcast em que assistimos (dã) um filme juntos com você. O filme da vez é BACURAU, que está disponível no Telecine. A dica boa é você ouvir o podcast no celular com fone de ouvido (de preferência só com 1 fone). Aí bota o Telecine pra tocar na TV, Tablet ou Computador... e VAMOS NESSA! 

  • RapaduraCast 602 - Listão: 30 Filmes com Crítica Social Fod*!

    RapaduraCast 602 - Listão: 30 Filmes com Crítica Social Fod*!

    17/04/2020 Duración: 03h24min

    Recentemente tivemos no RapaduraCast várias edições sobre filmes que tem bastante crítica social, como "Bacurau", "Coringa", "Parasita" e "O Poço". Pensamento nisso, decidimos fazer um Listão com 30 filmes que possuem críticas sociais bem fodas! Essas obras normalmente contam histórias que criticam o comportamento humano, os governos, os sistemas econômicos e sociais... no fim, criticam o próprio ser humano. O que podemos aprender com esses filmes?

  • RapaduraCast 601 – O Poço (Netflix)

    RapaduraCast 601 – O Poço (Netflix)

    09/04/2020 Duración: 01h32min

    Tem alguns filmes que aparecem quando você mais está precisando. Tem outros que são relevantes pro momento, mas você não queria ter visto. "O Poço", filme disponível na Netflix, é um desses filmes indigestos que você vai ficar pensando por dias e achando correlações com o mundo em que vivemos. Por que ele está causando tanto barulho? Esse tipo de crítica social já existe em vários outros filmes, não? Por que ele é diferente? O que você faria se estiver na pele dos personagens?

  • RapaduraCast 600 – Biografia: Time RapaduraCast 2.0

    RapaduraCast 600 – Biografia: Time RapaduraCast 2.0

    04/04/2020 Duración: 02h28min

    Nessa edição 600 decidimos reeditar um podcast muito popular de 8 anos atrás: a Biografia do Time RapaduraCast. Muita coisa mudou de lá pra cá, nosso time está diferente nos últimos anos e essa é uma excelente oportunidade para você conhecer um pouquinho mais sobre cada participante, principalmente a relação entre cinema e família. Como você começou a gostar de cinema? Quais foram as pessoas importantes que te apresentaram a sétima arte?

  • RapaduraCast 599 – O cinema fechou! #fiqueemcasa

    RapaduraCast 599 – O cinema fechou! #fiqueemcasa

    22/03/2020 Duración: 01h41min

    Estamos passando por uma das maiores provações da sociedade contemporânea: a pandemia do Coronavírus! A COVID-19 assolou o mundo inteiro e fez com que os governantes fechassem estabelecimentos comerciais, shoppings e, consequentemente, cinemas. Hollywood começou a reagir ao vírus com os adiamentos de lançamentos próximos, cancelamentos de filmagens e entrando em um estado de quarentena. Qual o real impacto disso tudo? O que pode afetar no futuro do entretenimento? Será a vez dos VOD (vídeo on demand) começarem a popularizar? Os lançamentos de cinema vão sair em streaming?

  • RapaduraCast 598 – Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa

    RapaduraCast 598 – Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa

    05/03/2020 Duración: 01h09min

    O carnaval passou e o ano finalmente começou! Hahaha! Chegou a hora de falarmos sobre o primeiro filme do gênero super-herói de 2020: "Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa" ou simplesmente "Arlequina, o Filme". A "continuação" de "Esquadrão Suicida" tem como missão enterrar o Coringa do Jared Leto e dar novos rumos para Harley Quinn, de quebra apresentando novas personagens para o futuro da DC. Existe alguma chance de ter um "Aves de Rapina 2" mesmo sem a Arlequina? Ela é o Deadpool da DC?

página 1 de 33